Tracy Girdler – Escrito por Noa Edwards

Tracy Girdler é de uma grande linhagem de artistas, como o seu trisavô, que criou a Crayola para ajudar as crianças no dominio do desenho a cores. Para seu desenvolvimento como artista, estudou arte em Washington, D.C. e trabalhou como estagiária no Boston’s Museum of Fine Arts. Tracy teve ainda experiências ecléticas de diferentes culturas, começando com as frequentes mudanças de sua familia pelo mundo, enquanto ela crescia.

 

O trabalho em si é abstsrato, com sugestões de elementos figurativos. A superficie pintada é texturizada com técnicas “sgraffito”, tinta espessa, manchas e camadas de cores transparentes e opacas. As ideias por trás de suas composições parecem ser sobre  a fisicalidade da tinta e da superficie, e um desenvolvimento orgânico de cor, tom e textura. A inspiração vem de várias fontes e instiga a pintura mais do que controla o seu resultado.

Tracy H. Girdler: “Não são pinturas ou representações de nada específico, mas produtos de minha visão, que espero você venha a compartilhar. Quero que você veja o que você descobre, mas há sempre uma visão pessoal sublinhando o trabalho. Isto não se adapta a nenhum ensinamento ou regra particular, mas surge de uma necessidade criativa”.

Seu trabalho tem uma aparência texturizada, com camadas de cor que me lembram uma tecelagem, e uma perspectiva fragmentada, com certos trabalhos parecendo imagens aéreas. Há também uma energia e uma qualidade de brincadeira nas marcas que ela faz, com círculos e linhas rápidas.

 

Tracy H. Girdler: “No meu caso, o processo de criação de uma pintura é um pouco desordenado: posso pintar, deixar secar, retirar um pouco do excesso, pintar novamente e usar meus dedos – o que venha a desejar”.

Algum trabalho tem um toque de Rothko. Essa associação talvez me tenha vindo à mente quando li que ela tinha trabalhos expostos do lobby do hotel Four Seasons, em Boston, com tiras de cor que atravessam as composições.

Girdler parece uma artista despretenciosa, entusiástica em criar obras de arte que atendam ao espaço e ao gosto do cliente. Por exemplo, Girdler tem uma visão interessante em relação aos trabalhos encomendados, visitando antes o espaço para perceber como a obra vai se relacionar com o ambiente. Também gosto do fato de que se pode girar as imagens no seu website para ve-las de ângulos diferentes. E mesmo depois de estar pendurado, seu trabalho pode ser mudado de posição para ser visto de uma nova maneira.

Tracy H. Girdler: “A visão subjacente pode surgir da minha experiência – paisagens da África, o centro histórico de Roma, as praias abertas da Califórnia, o vigor e a fibra de Nova York  – ou de algum recesso da minha mente. No entanto, cada trabalho retem seu próprio mistério e desafio visual, deixando a você, espectador, encontrar significado e emoção como quiser”.

 

Escrito por Noa Edwards

 

Noa Edwards nasceu e cresceu em Epsom, Surrey. Estudou na Wimbledon School of Art, especializando-se em pintura, e completou seu mestrado em 2006 no Ryal College of Art, em Londres

 

About tracygirdler.com

artist
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s